segunda-feira, 30 de junho de 2014

Durante a visita do Papa ao Brasil decidimos percorrer a Estrada Real de Paraty até Ouro Preto em 1 semana. Meus amigos, tenho que reconhecer que foi uma aula de história, além de ser uma viagem muito agradável para se fazer em família.
No 1º dia aproveitamos a cidade de Paraty e vimos o mar tomando conta das ruas que naturalmente se alagam. Gastronomia maravilhosa, preços justos e lugares bem pitorescos prontos para receber bem o turista.
Recomendo baixar as planilhas de viagem no www.estradareal.tur.br pois estão muito bem levantadas e possuem uma riqueza de detalhes que facilitaram muito a nossa trip.

Um Pouco de História...
Estrada Real é um conjunto de vias e caminhos criados pela Coroa Portuguesa durante o período do Brasil Colônia, principalmente no século XVII, cujo objetivo era o acesso a metais preciosos como ouro e diamantes do interior de Minas Gerais e o transporte para a metrópole portuguesa.
O percurso, exclusivo e de natureza oficial, conta com aproximadamente 1.500 km e atravessa partes do estado de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, capital do país no período. Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas o trajeto original foi alterado a partir do século XVI para que o escoamento fosse mais facilmente controlado pela Coroa, evitando desvios e o não-pagamento de tributos.  O “caminho novo” passou a ligar Villa Rica ao porto do Rio de Janeiro enquanto que a rota de Paraty passou a ser conhecida como o “caminho velho”. Com a descoberta das pedras preciosas Arraial do Tejuco (atual Diamantina), a estrada se estendeu até a região, deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Tal via ganhou o nome popular de “Rota dos diamantes”. Havia ainda outros trajetos como o Caminho da Bahia, estrada que não estava direitamente ligada ao escoamento de metais preciosos, mas que foi de fundamental importância no transporte de carne bovina, escravos e produtos europeus.
Fonte http://www.institutoestradareal.com.br/
 Claro que antes de irmos para o hotel, fomos aproveitar o Chopp Black num ótimo Pub, o Paraty 33. Recomendo a todos!!! Boa música, boa comida e uma mistura decorativa de Rota 66 com a Estrada Real... Muito interessante.

No dia seguinte iniciamos a Estrada propriamente dita, fizemos a primeira parada num local obrigatório e bem bacana, onde antigamente era separado impostos para a Coroa...
Subimos a serra onde passa o Parque da Bocaina e fizemos uma paradinha para lavar o SEDEX na descida para Cunha.
Nosso segundo pernoite foi na cidade de São Lourenço e é claro fizemos a visita no parque das águas. Tivemos dificuldade de encontrar um lugar aberto para jantarmos, como era uma segunda feira só restou uma pizzaria.

Seguimos a viagem depois do almoço e fomos até Carrancas, Não conseguimos atravessar a balsa em Capela do Saco porque ela fecha as 17:15 hs. Dizem que é bacana, como não estive lá, não posso opinar... Recomendo o pernoite na pousada Roda Viva, pessoal atencioso e diárias baratas...

Seguimos diretamente para o ponto alto da viagem, onde resolvemos ficar um dia a mais, Tiradentes. A cidade é linda demais e muito agradável.
 Programa imperdível é assistir a volta da Maria Fumaça e é claro o passeio até São João Del Rei por ela.

Vários cafés e bistrôs bem aconchegantes para curtir e relaxar... É para esquecer que a vida tem problemas...

Ao lado está a cidade de bichinho. Na verdade é uma vila de artesãos que vale à pena gastar alguns Reais rsrs. E tem um restaurante familiar que é uma loucura!!!

Como tudo é uma viagem no tempo, nada melhor que uma visita ao museu do automóvel.

Ao sair de Bichinho passamos pela Lagoa Dourada que recomendo experimentar o "melhor rocambole do mundo". Achei que seria mais uma técnica de marketing, mas fui obrigado a concordar... O negócio é bãããooo!!! Você pode escolher qual recheio vai querer na hora, e tem mais de 10 sabores diferentes. Pernoitamos em Entre Rios de Minas na melhor e mais barata pousada de toda a viagem, Pousada Flor Jacarandá com atendimento familiar e uma estrutura novíssima.
Pegamos poucos lugares que realmente tive que ligar a tração e reduzida, basicamente só uns 2 Km ao longo de toda a estrada, mas se estiver com chuva, algumas subidas podem dar alguma emoção.

Ao amanhecer seguimos para Congonhas e visitamos as obras do Aleijadinho ao redor da igreja Matriz. O lugar respira o turismo religioso.

Chegamos finalmente a Ouro Preto, cidade histórica com 11 igrejas de construção Barroca. Todas elas cobram R$ 2,00 para serem visitadas... Resultado... Tomamos todo em valor em cachaças com mel.

Ao voltarmos, passamos por Tiradentes novamente e seguimos pelo asfalto até o Rio pelo caminho novo.

Aguardem a 2ª parte de nossa empreitada na Estrada Real. Pretendemos realizar o percurso Ouro Preto - Diamantina até o ano que vem.