terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Viagem histórica no Sul

Neste verão buscamos fazer uma viagem de carro pelas cidades históricas do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Como foi a primeira viagem de nossa pequena Bárbara, procuramos minimizar os riscos e não realizar o Off Road como de costume.
Alugamos um carro em Porto Alegre e fomos diretamente para o Alegrete, terra da família da Leda onde passaríamos a virada de ano e comemoraríamos o aniversário da minha mãe.





Pegamos a estrada rumo à fronteira e nossa primeira parada foi Bella Unión, fronteira com Barra do Quaraí - RS. Possui os mesmos Free Shops que Rivera, mas com o dólar a 4 Reais, não deu para fazer graça. Seguimos viagem e fomos pernoitar em Termas de Daymán. Local bem aconchegante, com águas termais de até 40º. Mas durante o verão não recomendo... Deve ser uma delícia no inverno.

 A nossa pequena adorou o lugar!!!

Alugamos um chalé característico da região. Muito barato para uma família de 6 pessoas, pois o valor de R$ 185,00 vale cada centavo pago.



Após o café da manhã continuamos a viagem para Colônia do Sacramento. Em alguns trechos a estrada estava muito esburacada, principalmente depois de Paysandu. Pegamos um bom trecho com chuva e a atenção teve que ser redobrada.
Chegamos na Praça 25 de Março, centro histórico de Colônia e conseguimos uma pousada muito bacana no valor de 85 dólares o casal, La Misión.
 Vovó toda coruja com a netinha...
Começamos a explorar a cidade e a conhecer mais um pouco da história contada pelos próprios Hab Loc (habitantes locais). Colônia pertencia aos portugueses, mas vivia sendo atacada pelos espanhóis que partiam de Buenos Aires. Desde então, a rivalidade entre uruguaios e argentinos começou a se alavancar. Com o Tratado de Madrid, Colônia passou para a Espanha e as Missões ficaram com Portugal.

 Existe gargalhada mais gostosa que essa??? Toda feliz com a mamãe nas ruínas...

Quem ri mais? Vovó ou bebê?
 Achei de muito bom gosto o nome da rua rsrs
 
 Modelo conversível característico na cidade. Por vários locais tem veículos antigos deixando um certo charme e estilo retrô.

Família reunida para tirar a foto no charmoso carro de boi.
 
 Todo o sítio arqueológico é protegido e muito bem explicado nos pontos de visitação.


Ledinha fazendo mais uma amizade na viagem.


Após 3 dias aproveitando a gastronomia maravilhosa uruguaia, é hora de partirmos para a serra gaúcha e aprendermos mais sobre outra colonização do Rio Grande. Cabe ressaltar que a gasolina no Uruguai é bem cara, em algumas cidades cheguei a pagar R$ 5,76 o litro.

 Uma parada em Rivera para ver se dá pra fazer umas comprinhas... Dessa vez deu!!! Com a crise e só o nosso carro parado no estacionamento, fizeram o dólar a 1,99 em tênis e vestuário. Já para perfumes e eletrônicos ficou em 3,52.

De novo uma sessão de gargalhada gostosa. Dessa vez na orelha do elefante rsrs.


Já a caminho da serra, em Santa Cruz do Sul, encontramos um lugar bem diferente do que é comum na região. Um rancho estilo Texas, que tem adereços bem interessantes. O curioso é que TUDO, tudo que estiver dentro da loja pode ser vendido. O banco que você senta, a caneca de chopp, a maçaneta da porta, etc... Vale à pena a visita!!! http://ranchoamerica.blogspot.com.br/


 Mas adora tirar uma foto no colo da mamãe!!!





Depois de um lanche bem estilo americano, seguimos para Bento Gonçalves. Iniciamos o Caminhos de Pedra e é uma viagem ao passado. Desde da colonização italiana e a montagem do lugar que faz alusão à Toscana até o desenvolvimento da região nos dias de hoje, este caminho faz você "engordar" literalmente... Seja por conta das guloseimas, vinhos, geleias, doces, etc... ou por conta da bagagem cultural que se aprende. http://www.caminhosdepedra.org.br/pt/
 



 Aqui a Bárbara ficou encantada com os cata-ventos da casa da árvore

 Esse banheiro ficou bem estiloso não?

 Casa da Erva-mate


 Ao final da tarde chegamos em Gramado para conhecer o Natal Luz. Eu nunca tinha visto o espetáculo e recomendo. Realmente é de arrepiar!!! http://www.portalgramado.com.br/pontos-turisticos

 A vovó já começou a sentir frio, e bem no mês de janeiro...


 Vejam a carinha de sapeca prontinha para passear no Parque do Caracol em Canela
 Mamãe Coruja!!!


 Encontro com o Papai Noel no seu intervalo de almoço. Coitado, nem depois do Natal o velhinho tem descanso... Lugar bem legal para trazer a criançada. ALDEIA DO PAPAI NOEL  http://www.papainoel.com/
 "Não vejo a hora de servir nesta fantasia"

Agora voltamos para a estrada pegando a Rota do Sol rumo ao litoral. Passamos pelos canyons do RS, mas desta vez sem tempo para explorar um pouco mais.  http://www.canyonsdosul.com.br/


 Enfim chegamos a Torres, praia lindíssima com várias preocupações em se manter o meio ambiente.

 Mamãe Noemi feliz da vida de chegar em uma praia.

 Chegamos em Porto Alegre e é hora da despedida das amigas de infância da Leda.
 
Depois de 20 dias de viagem, voltamos para Niterói no dia que nossa princesa completou 4 meses de vida. Claro que viajar com uma bebê requer uma logística bem peculiar e quem determina os horários é ela. Sempre tem uma fraldinha pra trocar ou uma fominha de última hora, mas nada que possa impedir de toda a família aproveitar. Com um pouco de paciência e bom humor dá para se divertir bastante e conhecer muito lugares bacanas.

Quanto o resumo da viagem nas estradas foi o seguinte:
3860 Km rodados em 8 dias seguindo a sequência de Porto Alegre - Alegrete - Termas de Daymán - Colônia do Sacramento - Rivera - Alegrete - Bento Gonçalves - Canela - Torres - Porto Alegre. Cabe ressaltar que é necessário realizar a confecção da Carta Verde para o veículo rodar nas estradas do Uruguai. É necessário identidade com até 10 anos de expedição ou passaporte. Não serve a carteira de motorista ou Idt militar, OAB, CRM...
Eu utilizei um tablet como computador de bordo, baixei o MAPS ME como GPS. É gratuito, bem detalhado e te atualiza dos pontos de interesse ao longo da viagem. Não mostra radares, mas a precisão é muito boa e não precisa de sinal de celular. Funciona gps mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário