segunda-feira, 6 de novembro de 2023

 Baku - Azerbaijão

O Azerbaijão é um país que obteve a sua indenpendência da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991. Possui em torno de 10 milhões de habitantes e tem como capital a cidade de BAKU.

Sua principal economia é a produção de petróleo e em virtude dessa riqueza encontramos a mistura do histórico passado e o progresso do futuro no mesmo lugar convivendo muito bem.




A Torre da Donzela marca a entrada da Cidade Velha.


O Calçadão à beira do Mar Cáspio é palco de várias atrações esportivas.



As Flame Towers são um espetáculo de patriotismo e orgulho nacional.


O Museu da Guerra, entre Azerbaijão e Armênia, é uma aula a céu aberto. Interessante como fizeram uma cópia exata em tamanho real de um plano de barreiras e das trincheiras utilizadas pelos soldados. 


As crianças curtiram muito toda a visitação e verificaram um pouco a dificuldade do que é a limitação de uma guerra. 




Dispensa

Posto de Comando

Seteira do sentinela

Cozinha





Já dentro das muralhas da Cidade Velha vale à pena experimentar a cozinha tradicional azeri em seus inúmeros restaurantes tradicionais. Recomendo experimentar o pão feito em fornos de barro e com um toque defumado.



O Pedrinho adora andar pelo calçadão e fazer novos amigos. Dessa vez teve uma interação a mais. Difícil foi se despedir depois.




 Já na parte de cima da cidade encontramos a chama que nunca se apaga. Fica num parque de onde se tem uma vista espetacular da cidade e faz uma homenagem aos cidadãos que cooperaram pela independência do país.



Em resumo, Baku é uma cidade encantadora. As escolas públicas ensinam 4 idiomas, Azeri, Russo, Turco e Inglês. O incentivo ao esporte é total e o circuito de rua da Fórmula 1 é cercada por prédios futurísticos e hotéis sofisticados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário