KANDOVAN
Datada de mais de sete mil anos, a aldeia rochosa de Kandovan, no noroeste do Irã (cerca de uma hora fora de Tabriz), é frequentemente referida como a versão mais imaculada e menos povoada da Capadócia... e por excelentes razões.
Pena que fizeram algumas construções que não combinam com o ambiente. |
Andar pela cidade requer um certo equilíbrio. |
Foto retirada pelo https://www.hotellalehpark.com/en |
Foto retirada pelo https://www.hotellalehpark.com/en |
Kandovan conta a história de povos que escaparam da invasão dos mongóis, há milhares de anos, nas encostas das montanhas Sahand. Os fugitivos se estabeleceram nesta nova terra esculpindo casas à mão nas encostas das montanhas que constituem a única vila-caverna ainda em uso hoje.
As pessoas vivem normalmente e com relativo conforto |
A água mineral é famosa por seus tratamentos terapêuticos |
Os visitantes podem reservar passeios para explorar o interior dessas casas-cavernas. Os moradores locais irão recebê-lo nas casas onde você poderá comprar doces, lembranças e chás tradicionais que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo.
“Kandovan” significa colmeia e qualquer viajante que suba pelos caminhos sinuosos da vila-caverna de Kandovan verá como a vila recebeu esse nome.
Antes de chegar na vila encontramos essas pequenas cavernas. Um guia local nos explicou que sempre existem 2 entradas. Uma para as famílias e a outra para os animais se protegerem das intempéries.
As grutas ficam bem ao lado da estrada. |
Comediante iraniano que conhecemos no passeio. |
Em resumo, é um lugar muito pitoresco com uma atratividade muito particular. As fotos da cidade com a neve caindo é simplesmente fantástica!! Mas não há nenhum tipo de calefação interna a não ser a velha e boa fogueira com muito chá quente.
O Irã cada vez mais nos surpreende com suas histórias e particularidades. As pessoas, apesar da dificuldade do idioma, fazem de tudo para agradar e atender da melhor forma possível. Quando descobrem que somos brasileiros... aí vira uma festa!! A alegria é logo estampada no rosto dos iranianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário